sábado, 28 de dezembro de 2013

19/20 semanas (5 meses) - Obra + Stress + Humor Maluco + Stress + Natal

     Estou de volta pra documentar as duas últimas semanas de gravidez.
     Já vou explicando que, graças às obras de ampliação na nossa casa, e ao nosso acampamento provisório na casa em frente, atrasei pra publicar aqui as novidades da semana passada, porque aqui no acampamento a internet só funciona (muito mal) no cantinho do quarto, e além disso fiquei responsável pelo andamento da obra e pela compra de materiais que possam ser necessários, além, é claro, de dar conta da casa e do barrigão. Assim sendo: estou cheia de coisas por fazer, e como obra que é obra, sempre tem que aparecer um monte de coisinhas que não dão certo, estive muito estressada, muito irritável, e com o pouco tempo que me resta, aproveito pra levantar as pernas e relaxar, porque o bebê já está pesando e meus pés ficam muito doloridos.
     Meu humor anda em uma montanha russa maluca, tendendo mais a ficar irritável, perder o controle e xingar todo mundo. Mas isso tem uma vantagem: ir à lojas de materiais de construção, que é um ambiente predominantemente masculino, negociar com gerentes, pedir descontos e exigir cumprimento de prazos, apesar de muito cansativo, tem suas vantagens quando se está grávida, primeiro porque ninguém quer estressar uma grávida, porque pode fazer mal ao bebê, e segundo que o barrigão e a carinha de chorona tem um apelo bem forte na hora de pedir descontos. Não que eu faça isso de propósito, mas pelo menos facilita um pouquinho minha vida!
     Foram duas semanas exaustivas para mim, e para ajudar, quando caio na cama o bebê acorda e começa a festa rave na minha barriga, é chute na bexiga até dizer chega, ou seja, acordo no meio da madrugada pra correr pro banheiro, e só consigo dormir mais ou menos uma hora depois.
     Mas, nem tudo é martírio nessa vida. Completamos 20 semanas, e chegamos à metade da gravidez, passa tão rápido! É uma delícia sentir o bebê mexendo e chutando, os movimentos estão ficando cada vez mais intensos e já é possível ver a barriga saltando quando ele chuta. Muito legal!
      No Natal, conforme manda a tradição que eu inventei, fomos pra Francisco Beltrão visitar nossos familiares de lá. Esse ano tivemos menos pessoas presentes, a festa de Natal costuma ser bastante barulhenta, mas foi muito aconchegante e gostoso. Sentimos falta do pessoal de São Lourenço: tia Sandra, tio Jô, Bárbara e Mariana, que estão viajando de férias, e da família do tio Beto, que também estava viajando. No fundo, no fundo, senti mesmo muita falta da vó Ladis, que foi com o tio Beto. Mas, logo nos veremos todos.
     Aproveitando o estúdio (na verdade queríamos mesmo era ficar no ar condicionado, porque estava muito calor) tiramos mais algumas fotos:










     Agora, vou aproveitar meu fim de semana, porque as férias aqui ainda vão demorar pra chegar.

A Escolha do Nome do bebê


     E chegou o tão esperado momento: a escolha do nome do bebê!
     Sim, porque quando as pessoas te vêem grávida, as primeiras perguntas sempre são: "Já sabem o sexo?" e "Já escolheram o nome?"
     Portanto, atormentada por rostos de pessoas fazendo círculos em meus sonhos repetindo a palavra: nome, nome, nome, comecei a saga da busca pelo nome ideal para o nosso bebê.
     Como é difícil escolher um nome, sabendo que será para todo o sempre, pode se tornar motivo de piada, ou inspirar respeito.
     Se fosse menina, havíamos concordado com o nome Valentina. Mas, como a vida não é cor-de-rosa, a coisa ainda se complicaria muito, e a decisão seria muito mais complicada do que eu esperava.
     O Cezar queria um nome curto, simples e popular. Já eu queria um nome um pouco mais longo, um nome que significasse algo, que lembrasse alguém importante, e de preferência que fosse um nome de origem italiana ou alemã, pois eu e o Cezar somos descendentes de Italianos, e eu tenho um pouquinho de Alemão teimoso correndo em minhas veias.
     Em nossa busca do nome perfeito, o Cezar sugeriu Pedro, eu inspirada pela ciência, astronomia e pelo meu médico sugeri Galileu. Eu não queria Pedro, nem pensar: depois vira Pedrinho, e quando vamos perceber os coleguinhas de escola estão querendo vir fazer cocô na minha casa.
     Pra quem não tem ideia do que estou falando, ou não lembra do comercial do Pedrinho:



     Brincadeiras à parte, ainda não havíamos entrado em um acordo.
     Então, numa bela manhã de domingo, acordei decidida a terminar aquele dia com, pelo menos, uma lista reduzida de opções. Lá fui eu, peguei meus livros favoritos, meu computador para pesquisas, e elaborei uma lista enorme com nomes de personagens favoritos, autores favoritos, cientistas favoritos, amigos especiais, professores de infância, alguns nomes sugeridos por amigos e familiares e assim por diante, e, a partir dessa lista começamos a eliminar aqueles com pronúncias muito difíceis e/ou que realmente não agradavam nem a mim, nem ao Cezar. E assim fizemos, fomos eliminando, eliminando, até restar uma lista bem reduzida com os nomes favoritos.
     Dentre os favoritos estava o nome Vitório, que nós adoramos. Eu, particularmente, acho esse nome muito elegante, muito garboso. Mas então chegamos à um probleminha: o nome da mãe do Cezar era Vitória, e a irmã dele deu o mesmo nome à sua filha, que é prima do nosso bebê, em homenagem à mãe. Ou seja, teríamos uma Vitória e um Vitório na mesma família, e provavelmente haveria muita confusão e troca de nomes, então acabamos deixando pra lá. Uma alternativa pra resolver esse dilema seria escolher o nome Vitor, que, concordamos, também é um nome muito bonito, mas aí o problema seria com a minha família, já que eu tenho um primo que mora ao lado da casa da minha mãe que se chama Vitor Hugo, e logo a confusão também seria muito grande.            Pensamos então em Henrique, que além de muito bonito, tem origem germânica e significa "Rei do Lar" ou "aquele que herda o lar", sabendo que o nosso bebê será o primeiro filho homem Biancato de sua geração, e, lembrando dos velhos costumes, nada mais justo do que escolher um nome condizente à sua posição na família. Mas, e sempre tem um mas, Henrique era o nome do personagem do primeiro livro que li em minha vida, há muitos anos, quando eu tinha apenas 4 aninhos de idade (não, eu não escrevi errado, é 4 mesmo). Todos devem estar se perguntando, mas por que isso seria um problema? Bem, é que naquela época nasceu meu irmão mais novo, e meu irmão mais velho Miguel pediu a minha mãe que desse o nome de Rafael, e eu pedi que desse o nome de Henrique, por causa do tal livro. E assim ficou sendo Rafael Henrique, e mais uma vez, o nome já foi usado. Mas, não abandonamos totalmente a ideia, deixamos como uma opção.
     Consideramos também fazer aquela velha brincadeira de juntar os nomes dos avôs, que, pra quem não sabe, foi o que deu origem ao meu nome Ladis+Ana=Ladiana. Sendo o nome do meu pai Jacir e o nome do pai do Cezar Gervásio ficaríamos com algo como Jassásio ou Gercir. Não, melhor deixar essa ideia pra lá.
     Voltando aos finalistas da lista enorme, no final de tanto eliminar, escolher e combinar nomes ficamos com os seguintes:

               - Júlio Galileu
               - Galileu
               - Lourenço
               - Henrique
               - Graciliano
               - Apolo
               - Marvin
               - Lourenço
               - Ariel

     E, saímos pedindo ajuda das nossas famílias, porque depois de tanto nome, tanta opção, acabamos ficando zuretas e não conseguimos mais pensar direito.
     A família do Cezar adorou os nomes Marvin e Lourenço, a minha gostou de Lourenço e de Galileu.
     Ficamos com Lourenço Galileu. Nomes fáceis, do jeito que o Cezar queria, mas elegantes, longos, ambos de origem iltaliana do jeito que eu queria, além disso, Galileu nos lembra um grande cientista de sua época, ponto para nós dois. Depois de definido que eram esses dois que queríamos, mudamos de ideia, e resolvemos inverter a ordem, assim, depois de muitas voltas, voltamos ao início da discussão e acabamos decidindo por Galileu Lourenço Biancato.

Eu não disse que escolher um nome não é nada fácil?
Espero não mudar mais de ideia!

sábado, 14 de dezembro de 2013

18 semanas - Obra + Mudança + Ultrassom + Sexo do Bebê!!

     Olá!
     Como vão vocês essa semana?
     Espero que estejam todos bem.
     Bem, essa semana foi uma loucura total aqui em casa. As obras de ampliação começaram, nos mudamos pra casa em frente à nossa, portanto tivemos muito trabalho, pouco descanso, e ainda tem muita bagunça pra pôr em ordem! Ufa! Essa semana foi muito cansativa.
     Mas, depois de tanto visitar lojas de materiais de construção e resolver problemas da obra, hoje, sábado, fomos fazer a ultrassom pra tentar ver o sexo do bebê. Até parece que o bebê já sabia que hoje era um dia importante: passou a madrugada me cutucando, precisei levantar várias vezes pra ir ao banheiro, e, assim que levantei o bebê já começou a se agitar, e não parou até agora.
     Fomos novamente à uma clínica diferente, e dessa vez conseguimos gravar o exame,toda a equipe que nos atendeu foi muito atenciosa, ficamos super confortáveis o tempo todo.
     Mas, como deve estar todo mundo morrendo de curiosidade, aqui vai o vídeo com a "revelação" do sexo do nosso bebezão:


     O bebê se agitou o exame todo, não fez questão nenhuma de esconder nada, mostrou o rosto, ficou bem posicionado o exame todo, enfim, foi super rápido pra identificar.     
     Ficamos maravilhados com o tamanho que ele está, e como é lindo ver cada parte do corpinho dele: mãozinhas, perninhas, cabeça, bracinhos, é tudo muito fofo!
     Agora, recomeça nosso dilema da escolha do nome, pois nós já tínhamos várias opções de nomes pra meninas, mas ainda não tínhamos entrado em um acordo se fosse menino.
     Logo, logo, volto pra contar pra vocês as opções ou a escolha final.

   
     Tenham todos um ótimo final de semana.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

17 semanas - 4ª Consulta + Humor Maluco + Formatura

     Olá pessoal!
     Venho lhes contar das minhas aventuras na semana 17 da gravidez.
     Bem, a semana passada deve ter sido uma semana bem difícil pro papai Cezar, porque, analisando retrospectivamente, eu ando meio doidona por causa dos hormônios, meu mau humor está atingindo níveis nunca antes registrados, e o pior é que a coisa anda tão descontrolada, que só percebo as grosserias um bom tempo depois. Sempre achei que essa história de humor fosse desculpa de grávida pra poder xingar os outros, mas, confiem em mim, não é!
     Para ajudar, ainda tivemos uma semana muito quente, além de o bebê ficar elétrico todas as noites quando eu ia me deitar, ou seja, insônia pegou forte. Passei a semana inteira indo dormir só depois das 4 da manhã. Aí não tem como ser feliz.
     A parte legal foi que o bebê, além de me cutucar e empurrar minha barriga, agora aprendeu a dar chutes e socos. É muito gostoso de sentir!
     Semana passada também foi semana de consulta com meu obstetra. Constatação geral da consulta: perdi meio quilo nesse último mês. Mas calma gente, não é por falta de comer não, até porque meu apetite está também descontrolado, meu médico diz que é consequência daquela intoxicação alimentar que tivemos no mês passado e que não há com que se preocupar. Além do peso, como de praxe, ele aferiu minha pressão e ouvimos o coração do bebê com o Sonar Doppler.
     E, pra fechar a semana com chave de ouro, no sábado à noite estivemos no jantar e baile de formatura do Lennon e da Natalia. Fiquei extremamente orgulhosa de mim mesma, pois consegui aguentar tranquilamente até as 3 da manhã, e só voltamos pra casa porque o pessoal começou a beber um pouco mais, começou a passar empurrando, dando cotoveladas, então resolvi chamar o Cezar e vir pra casa pra evitar acidentes.
     Enfim, além de ficar orgulhosa de mim mesma, também ficamos muito orgulhosos dos formandos, em especial do Lennon, da Natalia e da Sarah, que foram os que nós acompanhamos mais de perto, que vimos batalhando, sofrendo e também nos momentos bons, enfim, só tenho a parabenizá-los porque sei que não foi nada fácil chegar onde chegaram, e vejo um futuro brilhante pra vocês.
     Ai gente! Grávida é um bicho bobo mesmo, é só começar a falar as coisas assim, já dá vontade de chorar.
     Algumas fotos da formatura:

 Família e amigos reunidos.

Eu, baby, Cezar (mandando beijinho pro Magno) e Magda.

Sarah lindona brilhando muito, baby gigante e eu com cara estranha.

     E esse barrigão hein? Da noite pro dia, assim, de repente, ficou enorme!

     Essa semana será super, ultra, mega corrida, porque, finalmente, começaram as movimentações da ampliação aqui de casa, portanto estaremos bastante ocupados.
     Maaaas, sábado de manhã tem ultrassom pra tentar ver o sexo do bebê, e, como sei que todo mundo está doido pra saber, assim que for possível, virei aqui anunciar pra vocês.

     Até lá, tenham uma excelente semana!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

16 semanas - Fotos bebê

     A única novidade da semana foi o desejo maluco, desequilibrado, doentio de comer bolo com recheio de pêssego!
     Já que essa clínica onde fiz o último ultrassom não fornece imagens digitais, e o Cezar nunca lembra de levar as fotos pra scanear na empresa onde ele trabalha, resolvi (todos créditos pela ideia ao Jean) fotografar as fotos e publicar aqui pra todo mundo ver como estava grande e lindo o nosso bebê com 13 semanas.
     Olha só que coisinha mais lindinha do mundo:





     Aos amiguinhos que não conseguem entender, nem visualizar muita coisa, fiz essa versão com legendas pra ajudar:
     Lembrando, essas não são novas, são da ultrassonografia de 13 semanas, quando fiz a translucência nucal. A medida obtida foi de 0,16 cm, o que, segundo o médico que fez a ultrassonografia, está totalmente dentro do normal.

     Essa semana terei consulta com o meu obstetra e levarei pra ele ver. Na semana que vem faremos mais uma ultrassonografia, a morfológica, que tem objetivo de localizar e visualizar cada parte do corpinho do bebê, e também é importante pra detectar anomalias no desenvolvimento.
     Para a alegria geral da nação, nessa próxima ultrassonografia (se o bebê colaborar) já poderemos visualizar o sexo do bebê!

     Bom, até lá, quem aguenta de ansiedade?

     Boa semana pra todos!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

15 semanas (4 meses) - Insônia + Dilemas na escolha do tipo de parto

    Nessa noite a insônia atacou, não tem jeito de dormir, e comecei a considerar, a pensar e decidi propor uma reflexão/discussão, que não tenho visto com muita frequência, mas que considero extremamente importantes, inclusive para a saúde pública de maneira geral.
       Falarei um pouco sobre o dilema da escolha do parto.
      Em condições "normais", acredito que toda mulher passe por esse dilema, e que a escolha seja muito difícil para todas nós!
     Alerto desde já que este post será bastante longo, e que revela alguns "segredos" dos partos que podem surpreender e até assustar alguns leitores.
     De início, todo mundo deve estar pensando: "Mas ela está no 4º mês de gestação e já está preocupada em escolher o parto!" "Mas porque se preocupar com isso tão cedo?"
     Pois é minha gente, ansiosa que sou, já penso muito a respeito do tipo de parto que escolherei desde muito antes de ficar grávida, e, tenho certeza, de que toda mulher, assim que descobre que está grávida, começa a pensar em como fará pra colocar esse serzinho no mundo.
     Pois bem, considerando as duas opções disponíveis no momento para minha escolha: parto normal e parto cesáreo. Já que faço meu acompanhamento pelo sistema particular de saúde, não há a mínima chance de parto humanizado, uso de banheira, nem nada daquilo que vemos nos filmes e nos programas de televisão, que aparentemente tornam os partos menos traumáticos e mais divertidos, se é que isso é possível! Bem que eu queria tentar umas coisas diferentes...
     A ideia de discutir o assunto me surgiu nessa noite de insônia, pois em várias pesquisas, e durante minha faculdade, li muito a respeito da recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de que o parto normal seja sempre priorizado, e que a cesárea seja utilizada em, no máximo 15% dos casos, sendo recomendada apenas em casos de riscos à saúde e à vida do bebê e da mãe. Entretanto, ainda pesquisando, e conversando com várias mulheres aqui na internet, percebi que o parto cesáreo é feito em uma maioria esmagadora, mesmo sem haver necessidade real, ou seja, é o parto eletivo.
     Consideremos os dois tipos de partos e suas principais vantagens e desvantagens:

PARTO NORMAL
     Quando não há complicações podemos destacar entre as vantagens a possibilidade de receber alta mais cedo, a mãe participa de forma mais ativa do parto, mesmo com uso de anestesia, a mãe pode decidir se e em que momento vai recorrer à anestesias, a recuperação é muito mais rápida e menos dolorida, a recuperação da independência da mulher e da sua capacidade de voltar às atividades rotineiras é muito mais rápida, o contato com o bebê após o parto é imediato e favorece a formação de laços afetivos desde o momento do nascimento e é possível amamentar o bebê no momento do nascimento.
     Já como desvantagens temos mais dor no momento do parto, o trabalho de parto pode ser incrivelmente longo, dolorido e exaustivo, há possibilidade de ser necessária uma incisão conhecida como episiotomia, todo o sistema reprodutivo sofre grandes mudanças e pode ocorrer incontinência urinária.

PARTO CESÁREO
     Esse tipo de parto tem como principal vantagem o fato de ser rápido, prático e "fácil",o que facilita muito a vida do médico, a mulher não sente dor no momento do parto, o risco de complicações durante o parto é bastante reduzido pois o ambiente e o procedimento são totalmente controlados.
     No entanto, em primeiro lugar devemos considerar que qualquer procedimento cirúrgico sempre envolve riscos e o uso de anestesias é obrigatório, há maior chance do bebê ter complicações respiratórias, a mãe fica totalmente passiva durante e após o parto tendo contato com o bebê somente algum tempo após o corte ser suturado e a anestesia perder efeito, apesar de o parto ser totalmente indolor o mesmo não ocorre com a recuperação, que pode ser muito dolorida e demorada, dificultando inclusive atividades como a amamentação nos primeiros dias de vida do bebê, que é extremamente importante.

     A escolha, quando é possível, cabe apenas à mãe, e, devo confessar, é um fardo gigantesco (pelo menos tem sido pra mim).
     Dentre os fatores que interferem na escolha da mãe, além das vantagens e desvantagens apresentadas anteriormente, está a opinião e o aconselhamento do médico obstetra que acompanha a gestação. E é aí que a coisa se complica, e que minha discussão começa a tomar caráter mais pessoal.
     Em primeiro lugar destaco a confiança que nós, mães de primeira viagem depositamos em nossos médicos, já que eles têm conhecimento muito maior que o nosso, acompanham nossa gravidez desde o início e já fizeram vários partos, tendo assim referências para comparação muito melhores do que as nossas.
     Não gosto de "Deusificar" os médicos, mas quando se trata da minha gravidez, não faço nada que penso que pode causar algum risco, sem antes falar com ele pra ter certeza, e o mesmo aconteceu com relação à escolha do parto na última consulta.
     Eis que, entre várias considerações de uma consulta super corrida (não é porque é particular que é tudo as mil maravilhas não...) que uma frase do meu médico me marcou muito, disse ele:  "Cesárea faz que quer, Normal só faz quem pode". Conversa vai, conversa vem, ficou bem claro pra mim que ele é super à favor da cesárea, apesar de fazer também o parto normal, se for possível. Já eu, sempre fui super defensora do parto normal, humanizado, tudo do jeito que a mãe tem direito. E foi aí que "se foi o boi com a corda"!
     Sendo ele super defensor do parto cesáreo, é evidente que ele destacou muito as vantagens da cesárea e minimizou bastante as desvantagens, e, é claro, não podia ser diferente, evidenciou com muita ênfase as desvantagens do parto normal.
     Algumas das frases que ouvi:
     "Só faz parto normal com episiotomia, porque, com certeza, vai haver laceração, e vai ser pior"
     "Toda mulher que faz parto normal vai sofrer, mais cedo ou mais tarde, com incontinência urinária"
     É impossível ficar totalmente tranquila e impassível diante de tais colocações, principalmente quando elas vêm do profissional responsável pela sua gestação, à quem você confiou todos os cuidados de que você e seu bebê necessitam até o nascimento.
      E, então, aconteceu que, fiquei na maior dúvida!
     Voltando ao cerne da discussão, pra não perder de vez nem o boi e nem a corda, me pus a considerar que, talvez o fato de a maioria esmagadora dos partos realizados hoje ser de cesarianas pode ter ligação direta com a preferência do médico, e não da gestante, pode ter a ver com o "medo" que os médicos impõem sobre a gestante de que o parto normal é sempre mais arriscado, de que a vida sexual do casal nunca mais será a mesma e de que a cesariana é só vantagens pra mãe. Tudo isso não deixa de ser um jogo com a capacidade de decisão da mulher, além de enfraquecer enormemente a auto estima dela, e, com certeza, interfere na decisão final.
     Eu mesma, antes de engravidar, tinha certeza de que queria parto normal, e só faria cesárea em caso de emergência, mas a cada consulta fico mais hesitante, e com mais dúvidas sobre o que escolher.
    Creio que a discussão desse assunto seja bastante relevante, e com certeza vou levar ainda um bom tempo até decidir o que fazer da vida.
      Até lá, vou-me para a cama, por que o sono está voltando e amanhã é "dia de são pega".

Atualização:
      De maneira alguma pretendi difamar meu médico, já que, como disse anteriormente, ele não recusa fazer parto normal e, portanto a escolha é minha, apenas usei alguns exemplos do que ele me disse para demonstrar meu ponto. A principal intenção aqui é trazer à luz o que ocorre todos os dias em consultórios médicos do Brasil inteiro, as induções a escolhas a que as mulheres são submetidas, e que muitas vezes aceitam sem questionar por não ter acesso a informação, por medo, ou até por vergonha de falar no assunto. Eu mantenho minha posição, a decisão do tipo de parto que farei é só minha, e contarei com a opinião do meu marido, da minha mãe, e com o histórico da minha família como fatores críticos na minha escolha, tendo em mente sempre o que será melhor para mim e para o meu bebê.
      Espero ter ajudado mais do que confundido.

domingo, 17 de novembro de 2013

14/15 semanas - Novidade!

Feriadão em casa, muito sofá, muita cama e muita comilança!

E, a novidade é que (pode ser que não seja ele ainda) mas juro que senti o bebê. Não necessariamente um movimento, mas uma pressão na região onde está o útero, e o abdome ficou um pouco mais durinho em  uma pequena área. Já aconteceu 3 vezes nesse fim de semana, na primeira achei que eram gases hehehe.
É uma sensação super diferente de tudo, dura só alguns segundinhos, é super gostoso!
E assim encerramos o fim de semana/feriadão.

Uma excelente semana a todos!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

14 semanas - Nota Breve

      14 semanas!?
      Mas já??
     O tempo nunca passou tão rápido e tão devagar, parece que foi semana passada que recebi o positivo, mas também parece que falta tanto pro bebê chegar..



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

13 semanas - post bônus

     Olá!
     Como prometido, voltei para contar as novidades do ultrassom!
    Porém, como fizemos em outra clínica, desta vez não tem vídeo (ahhhhhhhhhh), pois eles só gravam se for ultrassom em 3d e 4d. E, além de não gravar, o exame com as imagens só fica pronto pra retirar na segunda feira, então vou ter que relatar tudo pra vocês, e depois eu posto as fotos pra todos verem. 
     Fiquei muito chateada com isso, porque dessa vez o bebê está bem maior, e já conseguimos ver de cara a sua coluna vertebral, o coraçãozinho batendo a 159 bpm, vimos também os braços, as mãos, as pernas, os pés e o rosto de perfil, deu até pra ver o narizinho, alguns "pulinhos" e o movimento das mãos. O bebê está medindo 7 cm da cabeça ao bum bum. Ai que lindo! Admito que dessa vez quase chorei! Eu disse quase!
     Ah! O exame, dessa vez, foi feito com um objetivo específico: verificar as chances de o bebê desenvolver alguma síndrome genética como Síndrome de Down e várias outras. O médico nos informou que está tudo dentro do normal, tudo conforme o esperado, não há nada com que se preocupar.
     Aí, eu que não sou boba nem nada, perguntei a ele se havia alguma possibilidade de ele predizer o sexo do bebê.
     E, tchãm-tchãm tchãm-tchããm!
     Ele disse que teremos que esperar até, pelo menos, a 16ª semana. Cuén Cuén Cuén Cuén.
    Teve mais um detalhe que rendeu muitas risadas: eu descobri que não sou uma mulher grávida, eu sou um homem grávido!! Ou será que é um sinal dos espíritos do céu (como diria o rei Julian) de que o bebê será um menino?

     Além das novidades do ultrassom, conto-lhes que as coisas não andam muito bem por aqui. No final de semana tive uma crise bem chata de rinite alérgica, e na quarta feira, quando já estava me sentindo bem melhor, eu e o Cezar começamos a apresentar sintomas de intoxicação alimentar. Resultado: estamos revesando o banheiro, tomando muita, mas muita água, e sofrendo muito pra comer devido às cólicas intestinais. O meu médico me recomendou o uso de dois medicamentos que amenizaram a situação, mas ainda não estamos totalmente recuperados.
    Hoje vamos fazer dengo e pedir sopinha pra irmã do Cezar, pra me dar uma folguinha da cozinha!

     Tenham todos um excelente final de semana!


terça-feira, 5 de novembro de 2013

13 semanas (3 meses) - Virada Cultural + Viagem pra Francisco Beltrão + Consulta Médica

     Olá pessoal!!
     Estou de volta, depois de 2 semanas sumida...
     Bem, sumi porque a semana 11 foi bem parada mesmo, sem nada de novidade, e na semana 12 não estava nada inspirada pra escrever!
     Mas vamos lá!
     Na semana passada (semana 12/dia 26 de outubro) fomos à Toledo na Virada Cultural, assistir a apresentação do nosso amigo querido Graciliano Zambonim, que é baterista e tocou com sua banda de salsa, a El Merekumbé.
     Antes do Graciliano tocar vimos o show da Sandra de Sá, que foi super animado!
    A noite foi ótima, e nos divertimos demais!! Fique super orgulhosa de mim mesma, pois consegui aguentar firme, em pé até as 4 da manhã!!

Sandra de Sá

El Merekumbé

E no domingo levamos o Graciliano, a Ila e o Lennon pra passear no mato com a Hoppípolla!

Graciliano + Cana, Hoppípolla e Cezar

     Agora, voltemos à atualidade!
     Essa semana começou super bem!
     Fomos visitar a família em Francisco Beltrão e houve a maior discussão sobre o sexo do bebê e as opções de nomes... todo mundo tem um palpite, todo mundo quer ajudar a escolher o nome, e estamos todos muito curiosos pra descobrir logo. 
      Ah! Aproveitamos pra tirar mais algumas fotos no estúdio do vovô Jacir.




     Nos divertimos pra valer, e voltamos com muitos presentes pro bebê, até mesmo algumas peças do enxoval que minha mãe usou comigo quando eu ainda era bebê, e várias coisinhas que minha priminha Sara não usa mais!
     Já em Cascavel, ontem (dia 04 de novembro) fui à mais uma consulta médica de rotina. Meu médico examinou minha barriga, aferiu minha pressão, e... usou um equipamento chamado sonar Doppler pra ouvirmos o coraçãozinho do bebê!!! 
      Está tudo ótimo comigo e com o bebê, e esse coraçãozinho está batendo à todo vapor!
     Ainda essa semana teremos um post bônus, já que na sexta feira (dia 8 de novembro) faremos um ultrassom, e aí eu volto pra contar pra vocês como foi e pra colocar o vídeo pra todo mundo ver!

      Uma ótima semana pra todos!




domingo, 13 de outubro de 2013

9/10 semanas

     Mais fotos da barriguinha pra manter o registro do crescimento!
   Hmm, dessa vez as fotos não foram feitas no estúdio, então não ficaram tão boas como as anteriores, mas, o que vale é o registro!



     Nós bem que tentamos fazer a Hoppípolla ficar quietinha pra aparecer na foto, mas não teve jeito!! Essa foi a que ficou menos tremida...


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

9 semanas - Jantar fora + Caminhada cansativa + Leituras

     Olá pessoal!
     Estou de volta pra contar a vocês como foi nossa semana!
     Começando por sábado, ah sábado. 
    Meu amado amigo Anthoni nos convidou para um jantar em comemoração ao seu aniversário em um restaurante aqui da cidade. 
    Ok! Até aí tudo ótimo, estava mesmo precisando sair e dar uma espairecida. Mas, como nem tudo são flores, e lá fui eu encontrar uma roupa pra sair. O tempo tava um saco, nem frio nem calor, sabe? Minhas calças jeans já estão um pouco apertadas e pra um jantar não é uma boa ideia usar calças que estão apertadas. Vestido ou saia não dava, porque eu acabaria ficando com frio. As calças leggings não combinavam com nada (na minha cabeça). E foi então que me vi no clássico dilema feminino: "Não vou mais, porque não tenho roupa!". Só que dessa vez não era só charme, era sério mesmo.
    Enfim, depois de muito provar, depois de muito procurar, encontrei uma calça jeans da época em que eu engordei uns quilinhos, acabou ficando um pouco larguinha, mas acho que ninguém reparou. E lá fomos nós pro jantar.
   Nos divertimos muito, houve uma confusão danada com os pedidos de sucos, perdemos a paciência com o "senhor proprietário" do restaurante, que foi grosseiro conosco, e, comemos pra caramba!
     No fim das contas deu tudo certo, e a noite foi muito boa!

    No dia seguinte, saímos pra caminhar com minha cadela (uma labradora de 35kg), a Hoppípolla!     Procuramos caminhar com ela pelo menos 2 vezes por semana, mas acabamos passeando dentro do condomínio onde moramos, o quetorna a caminhada um pouco curta. No entanto, fomos tomados pelo espírito aventureiro do fim de semana, e lá fomos nós, passear "na roça" (é que nosso condomínio foi construído onde antes havia um sítio, então temos ainda algumas plantações e estradas de chão como vizinhas!). Adoramos levar a Pipolla pra passear na roça, pois ela pode correr a vontade, sem coleira, explorar bastante e gastar todas as energias! Resultado final do passeio: foi muito gostoso enquanto durou, mas depois, bem, eu não me sentia tão exausta assim há anos!! Meu nervo ciático doía, minhas pernas e pés muito cansados, e precisei tirar um cochilo pra recuperar as energias.

      Já a semana foi mais calminha, não houve nenhuma novidade grandiosa. Percebi que nas últimas semanas tenho tido sonhos mais intensos emocionalmente, e mais malucos também. Tenho lido muito sobre a gravidez, o que pode, o que é melhor evitar, informações sobre desenvolvimento fetal, enxoval, móveis, partos, enfim, tudo o que encontro por aí eu leio. Melhor estar bem informada né!?
     Encomendei ontem 3 livros sobre gravidez. São esses aqui ó:
1 - 

2 -  

3  - 


     O nº 1 é pra nós tirarmos todas as nossa dúvidas durante a gravidez.
    O nº 2 foi escrito por um pai de primeira viagem, blogueiro, e é muito recomendado por aí na "internetosfera".
     E, por fim, o nº 3 não é bem um livro, é um diário, mas calma! Não vou abandoná-los aqui no meu diário virtual, eu só achei ele muito legal porque ele traz dicas e espaços pra guardar lembranças como as Ultrassonografias, fotos, resultados de exames, etc.

     Bem, pra não prolongar mais esse post, que já está super longo, vou ficando por aqui.
     Pretendo fazer um novo post logo, logo com mais fotos!

     Tenham um excelente restinho de semana!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

8/9 semanas - Fotos + Ultrassom + Coraçãozinho

     Olá pessoal!

     Aqui estou eu para contar-lhes sobre esta semana que foi cheia de novidades!

   Primeiramente, no domingo (29/set) fomos visitar meus pais e minhas avós em Francisco Beltrão. A família nos recebeu com muuuuuito carinho, muuuuuuita comida e muuuuuuuitos presentes. Ganhei roupinhas maiores e mais larguinhas da minha mãe e da minha tia, ótimo pra quando a barriguinha começar a crescer! Ganhamos cobertores, livrinhos e meias para o bebezinho, tudo um mimo!

     Minha prima, que tem quase 2 anos, amou os livros e o cobertor, quase não consigo trazer pra casa! hehehe

     Adoramos muito todos os presentes e agradecemos muito à todos!

    Como meu pai é fotógrafo, não tinha como sair de lá sem uma bela sessão de fotos... Aqui vai uma amostrinha do que rolou:




     Essa semana foi uma semana de muita fome e muito sono. Percebi que ando comendo mais do que o "normal", e que me sinto mais cansada que o "normal" também, mesmo não fazendo muito esforço, me sinto cansada como se tivesse trabalhado duro o dia todo!
     Bem, pra finalizar a semana, na quinta feira (03/out), fui à segunda consulta com o meu médico. Ele verificou o resultado dos exames que havia pedido na última consulta e pediu que eu faça apenas a vacina contra Hepatite B, ademais, está tudo ótimo. Aproveitei a consulta pra tirar algumas dúvidas básicas, enfim, está tudo exatamente como deveria estar.
     E hoje, sexta (04/out) fomos, eu e o Cezar, fazer o primeiro ultrassom pra ver como está o nosso bebezinho! Demorou pra caramba pra sermos atendidos... uma hora de atraso,já estava super impaciente e de mau humor quando nos chamaram.
     Pedimos pra gravar o ultrassom em dvd, pra eu postar aqui pra vocês. Ahhhh, pudemos ouvir o coraçãozinho, muito emocionante!


     Nas minhas contas, e nas contas do meu obstetra, hoje eu estaria grávida de exatas 8 semanas e 4 dias, mas, no laudo do médico que fez o ultrassom consta como 9 semanas e 1 dia.Agora estou bem em dúvida sobre o que isso quer dizer, se nossas contas estavam erradas ou se o bebê está maior do que o "normal". 

     Na próxima consulta vou tirar essa dúvida com meu obstetra. De qualquer forma, o médico que fez a ultrassonografia nos disse que está tudo perfeitamente bem com o bebê, isso me tranquilizou muito!Agora, no fim da tarde, meu humor piorou um pouquinho, estou super pavio curto, qualquer coisa está me irritando. Pra acalmar e me distrair resolvi fazer esse post.

     Espero que tenham gostado!

     Bom fim de semana à todos!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

7 semanas (2 meses)

     O bebê agora tem o tamanho de um grão-de-bico. 

   Essa semana foi um pouco mais sofrida com tanto xixi, tanto sono, intestino preso e tantas variações de humor. Qualquer besteirinha já estou chorando, imaginem vocês que me emocionei ouvindo Metallica!!!

    Semana que vem tem ultrassom marcado! Assim que chegar da consulta publico imagens pra vocês verem!
     Tenham um ótimo final de semana!

     Vontade maluca de comida da semana: cachorro quente..


6 semanas


    O embrião está do tamanho de um grão de lentilha. Já começam a se formar os olhos e pequenos brotos que darão lugar aos braços e pernas. O coração já bate e o embrião começa e se mexer, mas ainda não dá pra sentir. O jeito é esperar!
     Nessa semana começou a vontade danada de fazer xixi a toda hora, e um sono e uma preguiça que não tem fim!! Ainda bem que tenho um marido super fofo e compreensivo que não se queixa quando deixo algumas coisinhas por fazer pra dar uma descansada!

     Vontade de comida da semana: chocolate!

5 semanas

     Bem, como ainda não tem barriguinha pra tirar foto e não tive muitos sintomas no início da gestação, vou falar um pouquinho do desenvolvimento do bebê!!


     Na quinta semana o bebê tem o tamanho de uma semente de gergelim, bem pequeneninho.
     A partir do tubo neural se desenvolverão o cérebro, a medula, a coluna vertebral e os nervos. O ácido fólico é muito importante nessa fase, pois ajuda a prevenir defeitos nessas estruturas.


     Nessa semana o coração e os órgãos principais como rins e fígado começam a se formar.

     Hmmm, começaram as vontades loucas de comer porcarias. Essa semana foi batata frita!!

4 semanas (1 mês)




HCG positivo!!

   Neste mesmo dia liguei pro consultório do meu médico e marquei uma consulta. Ele me atendeu no mesmo dia, nessa consulta ele pediu alguns exames de sangue e urina, me passou o famoso ácido fólico pra tomar diariamente, e, recomendou que eu fizesse o primeiro ultrassom para depois da 6ª semana, pois as chances de ouvir o coraçãozinho seriam maiores.

     Pelas contas dele eu estava com 4 semanas de gestação.

     Então, pesquisando, descobri que, naquela semana, o "bebê" ainda não era um bebê, mas sim um amontoado de células se organizando!


Boas Vindas

     Olá!
     Sejam bem vindos ao Diário da Barrigudinha!!
     Descobri que estou grávida no dia 02/09/2013, e como moramos um pouco longe das nossas famílias, resolvi criar esse blog pra compartilhar com eles tudo o que está acontecendo na minha gestação.
     Claro, são todos muito bem vindos à comentar e sugerir assuntos a serem tratados!
     Beijinhos
     Ladi